Agenda 21 Vacaria/RS

nov 05

                                                               “Somos responsáveis pelos resíduos que produzimos”

          Os resíduos eletroeletrônicos, quando descartados no meio ambiente, ou manipulados de maneira incorreta são altamente contaminantes. Se descartados corretamente, porém, podem gerar matérias-primas, como plásticos, vidros, metais e outros.

          O município de Vacaria criou um Ecoponto no Mercado Público Municipal, somente para o período de Campanhasde eletroeletrônicos através de convênio com a empresa Ambe apoiado pelo Fórum Agenda 21 Local , Conselho Municipal de Meio Ambiente(COMDEMA) e as empresas Transporte Cavalinho e Agropecuário Schio.

        Essa etapa posterior ao uso dos equipamentos eletroeletrônicos, chamada de pós-consumo, promove orecolhimento ambientalmente correto dos resíduos em Vacaria-RS e atende PNRS no quesito Logística Reversa.

        Serão recebidos, 24 a 28 de novembro de 2014, equipamentosde informática e telecomunicações carregadores, CPUs completas, notebooks, mouses, telefones celulares, teclados, impressoras, estabilizadores, aparelhos de telefone sem fio, baterias, centrais telefônicas, fios, cabos, terminais, placas de rede, placas mãe, placas de vídeo, placas de som, placas de fax, memórias, HDs e periféricos em geral;

        Equipamentos de refrigeração com as geladeiras, freezers e arcondicionados;

        Eletrodomésticos: máquinas de lavar roupa, máquinas de secar roupa e pequenos eletrodomésticos.

        No momento da entrega do(s) aparelho(s), o consumidor deverá preencher o termo de doação do equipamento direto paraa empresa conveniada. Esta é uma etapa muito importante do processo, pois garante a posse e transfere a responsabilidade sobre o resíduo do consumidor para o reciclador.

         A legislação determina a responsabilidade compartilhada, onde todo o participante da produção venda e consumidores são responsáveis por aquele resíduo. Ao entregar o seu resíduo eletroeletrônico, o consumidor compreende a importância do consumo consciente e o descarteambientalmente correto.

         Ao fim decada campanha é emitido um certificado de destinação ambientalmente adequada para o município, comprovando a sua participação na logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos.

Comente

Site by Six Interfaces - Powered by Wordpress