Agenda 21 Vacaria/RS

nov 16

         O Programa Municipal de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal através das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Saúde, juntamente com as parcerias da Emater/RS- Ascar e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bento Gonçalves- Pólo Vacaria com  apoio do Fórum Agenda da 21 local, empresas e os mais diversos segmentos da sociedade.

         No dia 03 de novembro, os membros da Tribo que integram a OnG parceiros Voluntários, participaram das atividades do Programa .

         A professora Joanita Andrghetti Sotilli da EEEF Nossa Senhora da Oliveira ressaltou a importância da atividade e planejou a horta na escola para  o ano de 2015 , principalmente com  aromáticas e condimentares.

         O uso de plantas medicinais para curar e prevenir doenças é uma prática usada desde a antiguidade. Registros históricos dessa prática são observados em livros, na Bíblia, entre outros. “É inegável que esta alternativa terapêutica é eficaz, mas é importante não negligenciar a consulta aos especialistas e sempre procurar ajuda médica quando necessário, para diagnósticos mais precisos e lembrar que as plantas podem causar complicações, intoxicações e até a morte, caso não seja preparada de maneira correta” (Maria Gil – Coordenadora do Programa).

         O Secretario Eduardo Pagot salientou que o objetivo é restabelecer o contato das pessoas com a natureza, proporcionar uma vivência com as plantas medicinais, aromáticas e condimentares orientando as pessoas sobre aplicação, manejo e cultivo, práticas estas que proporcionam a melhoria da qualidade de vida e saúde da população através do resgate da cultura popular, incentivando o cultivo e uso de plantas medicinais.

         As atividades de manejo do solo sob coordenação do Eng. Agrônomo,  Dorlei M Cole , que orientou os integrantes da tribo a  importância da matéria orgânica no solo.

         Um dos principais indicadores de qualidade do solo é a matéria orgânica. Solos com teores satisfatórios de matéria orgânica são mais aptos para o cultivo de plantas, devido às melhores características físicas, químicas e biológicas. A matéria orgânica são todos os resíduos de vegetais (talos, folhas, raízes), estercos de animais e micróbios, em diferentes estágios de decomposição, até chegar à forma de húmus informou Cole.

         Assim, a matéria orgânica tem uma grande importância na manutenção do solo sendo uma fonte de nutrientes para as culturas, especialmente de nitrogênio, fósforo, enxofre e micronutrientes.

         O programa cumpre seu o seu papel social, e leva à comunidade o conhecimento científico, estimula a preservação da natureza, a promoção e a manutenção a flora e faunal respeitando as plantas medicinais, aromáticas e condimentares como patrimônio da humanidade.

 

 

11 12

Comente

Site by Six Interfaces - Powered by Wordpress