Agenda 21 Vacaria/RS

Programa Luz para Todos

O “Programa Luz para Todos” foi lançado pelo Governo Federal em novembro de 2003 com a meta inicial de levar o acesso à energia elétrica, gratuitamente, para mais de 10 milhões de pessoas do meio rural. Porém, em março de 2012  o programa já chegou para cerca de 14,4 milhões de moradores rurais de todo o país. Este Programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobras e executado pelas concessionárias e cooperativas de energia.

As famílias sem acesso à energia estão em maior parte nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda e foi para por fim a essa realidade que o governo definiu como objetivo que a energia seja um vetor de desenvolvimento social e econômico dessas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. A chegada da energia elétrica facilita a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.

Em 2009 foi realizada uma pesquisa que mostrou que 79,3% dos atendidos pelo Programa adquiriram televisores, 73,3% passaram a ter geladeiras em suas casas e 24,1% compraram bombas d’água, entre outros.

Na pesquisa apareceu que, para 91,2% dos entrevistados a qualidade de vida melhorou, 88,1% afirmaram que houve melhora  nas condições de moradia  e para 43% as atividades escolares também melhoraram.

Melhorias atribuídas ao Programa:

http://luzparatodos.mme.gov.br/luzparatodos/Asp/o_programa.asp

http://luzparatodos.mme.gov.br/luzparatodos/Asp/o_programa.asp

As pessoas que vivem na área rural e têm o interesse de fazer parte ou de conhecer mais sobre o Programa Luz para Todos poderão ligar para o número (54)32316478 ou irem até a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Vacaria que se localiza no Mercado Publico Municipal. Para interessados em participar do Programa, devem preencher um formulário que será encaminhado para a empresa RGE. Esta, fará contato com a pessoa interessada.

Comentarios fechados.

Site by Six Interfaces - Powered by Wordpress